SOBRE O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM

13

Como estudar a distância e ter sucesso nos estudos?

Estudar a distância significa modificar algumas referências, hábitos e atitudes, substituindo-os por outros mais apropriados para a condição de aluno autônomo.

Em vez de se pensar em “salas de aula e horários de curso”, você precisará estruturar o seu próprio espaço (um lugar adequado para estudo) e realizar a própria gestão de horários de estudos para que ocorra o processo de aprendizagem.

Em vez de “receber uma aula num espaço físico determinado”, é necessário formar um novo “lugar para realizar a aprendizagem e as atividades”. Estas diferenças não são apenas de vocabulário. Envolvem atitudes, hábitos, estratégias e responsabilidades bem diferentes das que, são normalmente, desenvolvidas no modelo presencial.’

O que fazer para ter sucesso nos estudos?

A meta prioritária do aluno a distância deve ser aprender a aprender. E é importante que o aluno realmente queira aprender bem, porque aprender não é apenas memorizar um livro ou alguns pontos com o fim de lembrá-los durante a próxima avaliação. A meta deve ser compreender o que se estuda, poder aplicar à realidade, reelaborar e sintetizar, assim como organizar e relacionar o novo com o antigo. Esta é a melhor garantia de uma boa aprendizagem.

Por tudo isso, é importante que o aluno tenha consciência que sua participação é fundamental para a qualidade do processo. É importante que gerencie seu tempo, ritmo e horário de estudo. Procure elaborar um planejamento dos seus estudos para que você tenha domínio total do processo de aprendizagem.

14

Dicas para um estudo eficaz

 

Procure pesquisar em livros, revistas, artigos e internet, busque atualizar-se ao máximo sobre o conteúdo que está estudando. Desta forma, você aprenderá novos conceitos e novas linguagens que integrarão a sua aprendizagem. Lembre-se de que, agora, você é responsável pela sua aprendizagem. Isto implica num domínio maior de sua disponibilidade e disciplina para estudar.

15

Procure um lugar adequado que lhe proporcione o máximo de concentração.

16

Procure verificar o calendário acadêmico e o cronograma da disciplina, pois há um prazo para você concluir suas atividades.

17

Estabeleça os seus objetivos.

18

O planejamento pessoal do estudo

Na educação a distância, é fundamental o planejamento do estudo para que você consiga o máximo de rendimento, investindo o mínimo de esforço. Desenvolva um plano de estudo que sirva de guia para você organizar e criar novos hábitos no seu cotidiano.

A sua capacidade de planejamento e organização é importante para a produção das suas atividades como aluno e também para que o ato de estudar se converta em um novo hábito. Quando você conseguir ordenar seus estudos como algo cotidiano, integrado na sua vida, aí sim, terá a percepção de que realmente se tornou um estudante, alguém que fez do estudo sua projeção de desenvolvimento pessoal e profissional.

Distribua o seu tempo de maneira que possa atender
a todas as atividades e responsabilidades do dia:
trabalho, familiares, estudos, sociais, lazer, etc.

Evitar perder tempo (dúvidas sobre o que fazer a cada dia)

o cumprimento dos compromissos adquiridos.

Desde já, você precisa ter em mente que o cronograma apresentado no início da disciplina será uma ferramenta fundamental, pois ele serve como um guia para você organizar as suas sessões de estudo e preparar-se com antecedência para as datas importantes, como as datas das avaliações presenciais.

19

Alguns esclarecimentos fundamentais
sobre a dinâmica do curso

21

Realize as atividades sempre dentro do prazo estabelecido, isso é muito importante para que você não perca nenhum ponto.

20

Fique atento às datas disponíveis na página principal. Sua organização é fundamental para o sucesso de sua aprendizagem!

22

Você poderá ter um chat com seu tutor duas vezes por semana, nos horários indicados na página principal deste curso.

23

Visite SEMPRE o fórum de notícias. Seu tutor sempre postará as comunicações mais importantes neste espaço.

Aula inaugural presencial

Todas as disciplinas ofertadas via EAD na UVV contam com encontros presenciais para a realização de treinamentos e utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem e para as avaliações presenciais obrigatórias. Os locais para a realização são disponibilizados no próprio ambiente de aprendizagem e em cartazes fixados nos murais da instituição.

24

As disciplinas têm o mesmo valor de uma disciplina presencial.
A única diferença é a forma com que a disciplina é realizada,
mas a validade é a mesma.

Avaliações: como são realizadas?

Avaliação é um elemento substancial do processo de ensino-aprendizagem. Para o aluno à distância, este é o momento de avaliar seu desempenho e compreender seu processo de aprendizagem e de formação

25

O EAD prevê atividades de Auto-avaliação:

São todas as avaliações propostas para auto-avaliação; nestas, cabe ao aluno a responsabilidade da verificação do seu desempenho. No Ambiente Virtual de Aprendizagem, o aluno encontra as respostas e os comentários destas atividades.

Avaliação (atividades e provas presenciais):

São todas as avaliações obrigatórias e designadas para o aluno enviar através dos meios de comunicação ao professor tutor e realizar, de forma presencial, na Universidade Vila Velha. O EAD prevê, por disciplina, a realização de, no mínimo, duas avaliações presenciais obrigatórias para registro da sua aprendizagem. As avaliações presencias serão realizadas por escrito, englobarão os conteúdos dos módulos estudados até o momento e serão arquivadas no Núcleo de Educação a distância

Critérios de avaliação

Os trabalhos e seus respectivos prazos para entrega serão estabelecidos
pelo Tutor da disciplina, sob a supervisão da Coordenação.

26

Obrigatórias

Avaliações de caráter obrigatório, são fundamentais para que o aluno possa obter a aprovação, obedecendo à seguinte proporção

27

Complementares

Avaliações de caráter não-obrigatório, oportunizam um aprofundamento no estudo dos temas abordados nas unidades programáticas

30