SOBRE O CEaD

O que é CEaD online?

A educação à distância online utiliza a web para transmissão dos conteúdos por meio de um ambiente virtual interativo que visa maximizar a absorção do conhecimento pelos alunos.

A web se distingue das outras formas de educação à distância por permitir a utilização de recursos multimídia, tais como: voz, vídeo, animações, imagens etc.

4

A educação online é baseada em
diálogo, troca, participação,
intervenção, autoria e colaboração.

5

O que é um Ambiente Virtual de Aprendizagem?

De modo simples, um Ambiente Virtual de Aprendizagem é um conjunto de elementos tecnológicos disponíveis na Internet.

É um local virtual onde são disponibilizadas ferramentas destinadas a prover acesso a um curso ou disciplina e também possibilita a interação entre a comunidade envolvida no processo de ensino-aprendizagem (alunos, professores e monitores).

Existem vários Ambientes no Brasil que são utilizados, tanto para suporte ao ensino presencial, como para o oferecimento de cursos a distância. A característica comum entre eles é a possibilidade de ofertar uma sala de aula virtual para o acompanhamento dos alunos e a realização de atividades de aprendizagem, rompendo os limites da sala de aula presencial e favorecendo a formação de comunidades virtuais de aprendizagem.

O que é possível fazer no Ambiente Virtual de Aprendizagem?

Entre as várias atividades, podemos destacar:

9

Realizar diferentes atividades planejadas para propiciar uma aprendizagem ativa.

7

Interagir com os colegas virtuais trocando ideias, debatendo ou colaborando com seus trabalhos.

10

Acessar conteúdos e atividades da disciplina.

8

Acompanhar a trajetória de estudo através de relatórios de atividades.

6

Interagir com o professor tutor e monitores.

Os cursos a distância são mais fáceis para o aluno?

Não.

No Ensino a distância, o aluno passa a ser o condutor de sua própria aprendizagem. Ele deve saber gerenciar bem seu tempo, ter disciplina e convicção de que quer e precisa aprender.

Exige, também, mais do professor, pois não cabe improviso nessa modalidade de ensino. Todo o curso deve ser previamente preparado e produzido..

11

A modalidade de Educação a distância introduz modificações bastante profundas no papel do professor e do aluno.

O professor passa a ser um criador de conteúdos, orientador da aprendizagem, parceiro na construção do estudo.

O papel do aluno também muda bastante. De uma atitude mais passiva – pois, na forma tradicional de aprendizagem a iniciativa do ensino cabe ao professor – o aluno passa a ser o principal sujeito de sua própria aprendizagem. Isso exige, por parte do aluno, uma maior iniciativa, autonomia e disciplina, pois ele fará seu próprio horário de estudo, estabelecerá as condições em que irá estudar e, dentro de limites amplos, o ritmo desse estudo, adaptando-o a seu perfil e conveniência.

Por outro lado, é exatamente esse aprendizado da gestão do tempo, espaço e calendário que propicia ao aluno um melhor aproveitamento em seus estudos e, principalmente, sedimenta uma compreensão que hoje é considerada de fundamental importância para o sucesso de uma pessoa:

“Aprender a aprender e aprender em colaboração”.

12